Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Top 100 Rock/Metal Cristão

Bom, não foi muito fácil criar essa lista, uma vez que é difícil alguém fazer uma lista dessas. Contudo, depois de mais de um mês, pensando, resolvi soltar aqui sobre a minha opinião sobre os 100 melhores álbuns de rock/metal cristão de todos os tempos.

Os 100 melhores álbuns do rock/metal cristão de todos os tempos.

1 – Stryper – To hell with the devil

A obra prima do metal cristão de todos os tempos. Se em “Soldiers under command” o Stryper já estava com grande prestígio, a sua obra prima veio em “To hell with the devil”. Riffs soberbos, vocais maçantes, faixas viciantes (como a faixa título, um dos 10 hinos do metal cristão, cantado em todo o mundo!!). Cozinha vibrante, baixo bem executado. Os primeiros videoclipes de uma banda de metal cristã a aparecerem na Mtv, foram deste álbum do Stryper, músicas como “Honestly”, “Free”, entre outras. O maior, e mais influente álbum do metal cristão.

2 - Mortification – Scrolls of the megiloth

A segunda obra prima do metal cristão de todos os tempos, viria seis anos depois, quando Steve Rowe, com Michael e Jason, que já tinha lançado o debut “Mortification”, entrariam mais furiosos neste álbum, que sem dúvida pode configurar entre os 50 melhores álbuns de death metal de todos os tempos. Riffs lascados de bons de Michael, cozinha fenomenal de Jason, e o baixo cavalar de Steve Rowe com seus vocais em grande forma, despejando faixas furiosas como “Inflamed”, “Necromanicide”, “Eternal Lamentation”. A faixa de abertura, “Nocturnal” possui uma das melhores, ou simplesmente a melhor introdução que eu já ouvi até hoje, simplesmente algo denso, pesado, profundo, dando depois a um puro death metal sem botar defeito. A faixa título também é um hino do metal cristão (SCROLLLS!!!) “Scrolls of the megiloth” é uma excellente faixa, pesada do começo ao fim. E para completar a camiseta que mais headbangers cristãos usam é a desse álbum “Scrolls of the megiloth”!!! A maior influência extrema de todas as bandas cristãs que vieram depois deles!! A obra prima do Metal Extremo Cristão!

3 – Deliverance – Weapons of our warfare

O Deliverance criado em 1985, foi uma das primeiras bandas de thrash metal cristãs na época, junto com Heaven’s Force, Believer, Vengeance Rising, Seventh Angel. Este é o seu grande álbum, lançado em 1990, faz frente a grandes clássicos como “Rust in Peace”, “Opressing the masses”, “Ride the lighting”, “The new order”, “Reign in blood”, “Agent Orange”, entre outros. Jimmy Brown com seus riffs inspirantes, George Uchoa com seus solos memoráveis, dignos de air guitar, Brian com seu baixo bem executado e Chris com sua cozinha não tão veloz, sobretudo pesada e bem técnica. Uma introdução simples bem bonita, pra dar lugar a pancadaria em “This Present Darkness”, uma faixa bem rápida, bem speed/thrash sem botar defeito no ouvinte, a faixa título, um clássico, riffs memoráveis, solos bem executados. O álbum todo é digno de audições e audições. Melhores faixas : “Weapons o four warfare”, “Flesh and blood”, “Slay the wicked”, “This present darkness”. Um dos dois grandes álbuns do thrash metal cristão!

4 – Believer – Extraction from mortality

O Believer junto com o Deliverance, o Heaven’s Force, Vengeance Rising e o Seventh Angel foram os responsáveis pelo surgimento do thrash metal cristão. Em seu primeiro álbum, eles registraram sua obra prima. Riffs e solos lascados de bons feitos pela dupla Kurt Bachman/Dave Baddorf, Howe Kraft com seu baixo bem tocado ainda mais um mini solo em “Vile Hypocrisy”, a cozinha de Joey Daub é rápida, técnica e pesada ao mesmo tempo. Lembrando muito a escola alemã, contudo com um quê de originalidade indiscutível. A primeira faixa, “Unite”, já começa voando baixo em riffs extremamente rápidos e bem executados, “Vile Hypocrisy” vem mais cadenciada, mesmo assim com um peso descomunal, destaque para o baixo de Howe Kraft com direito a mini-solo no meio da música, “D.O.S. (Desolation of Sodom)” não mantém o pique das anteriores, mas mantém um peso interessante. Em “Tormented”, de novo vemos aquela velocidade do Believer, aliados a um peso bastante intenso graças a guitarras da dupla Kurt/Dave. “Shadow of death” é uma das grandes músicas do Believer, uma introdução muito bonita, riffs inteligentes, bem feitos, enquanto que Kurt vocifera suas palavras, grande música! Depois vem “Bleshimed Sacrifices” a faixa mais confusa do álbum, mesmo assim uma boa faixa. Em seguida “Not Even One”, vemos um Believer cadenciado, contudo com ótimos riffs e solos, e a cozinha bem pesada, sem muita velocidade, na medida certa! A faixa título é responsável, por um surgimento dos violinos no thrash metal, nenhuma outra banda thrash conseguira incrementar elementos de violino em suas músicas, exceto o Believer, que inovou aê, e tornou a faixa título um dos destaques do disco, riffs rápidos, cozinha soberba, vocais ríspidos de Kurt. Pra completar “Stress” um punk rock simples com influências de reggae. Em suma uma obra prima do thrash metal cristão junto com o “Weapons of our warfare” do Deliverance, capaz também de brilhar como os clássicos do gênero como “Bounded by blood”, “The new order”, “Beneath the remains”, etc.

5 – Impellitteri – Answer to the master

O Impellitteri já era uma banda consagrada no Japão, e com bastante mercado, por se tratar de uma das bandas com um decendente de Ynwgie Malmsteen, o Sr.Chris Impellitteri. Neste álbum, eles elevam o nome da banda a um patamar mundial. Faixas como “I’m Warrior”, “Fly Away”, tornam esse disco o auge da banda, em sua parceria Chris Impellitteri/Rob Rock voando a todo vapor neste álbum. A cozinha e o baixo neste álbum são ótimos.

6 – Bride – Live to die

O Bride hoje, pode ser uma banda capenga, contudo neste álbum aqui a banda dá um show de heavy metal. A ressaltar aqui, outro hino do metal cristão está presente neste álbum, “Heroes”, a música é um clássico heavy metal, onde tudo funciona como um cristal bem polido para brilhar, os vocais de Dale, as guitarras de Troy Thompson e Steve Osborne, o baixo de Frank Partipilo e a cozinha de Stephan Rolland funcionam perfeitamente. O álbum inteiro é feito de clássicos como “Hell no”, “Metal Might”, a rápida “Here Comes the Bride”. É difícil apontar um destaque aqui neste álbum. Simplesmente a obra prima deles, por este álbum e o que eles fizeram até o álbum “Snakes in the playground” é digno do Bride!

7 – Rez Band – Between Heaven or hell

Resurrection Band junto com Larry Norman, Petra, Jerusalém foram as pioneiras a mostrar o rock cristão para as paradas mundiais. Entretanto, o REZ Band é a mais rock’n roll de todas. E seus álbuns são muito lineares em quesito qualidade, pois o rock’n roll aqui é de lascar mesmo com os tímpanos. A sua obra prima, pode ser considerada “Between heaven or hell” de 1985, onde o REZ Band alia o rock’n roll/hard com pitadas de heavy metal. Músicas cativantes, solos alucinantes de Stu Heiss, os vocais de Wendi e Gleen encaixando-se perfeitamente, cozinha bem feita, baixo bem executado, dando um toque hard nas canções. Em suma, um excellente álbum de rock’n roll, feito por quem sabe a melhor banda do estilo no meio cristão!!

8 - Veni Domine – Fall Babylon Fall

O Veni Domine chegou a este posto por um motivo bem claro: criatividade. Quando pessoas dotadas de uma grande e abrangente musicalidade se sentam para escrever composições que visam atingir todos os sentidos do ouvinte, e isto é feito de forma sábia e equilibrada, o resultado só poderia ser um álbum tão especial e transcendente como “Fall Babylon Fall” – a já começar pela maravilhosa e detalhada capa. Seu doom metal progressivo e sinfônico, com latentes referências ao heavy e hard, trabalha de forma única os elementos musicais para alcançar um resultado completo e original. Baseando-se nisso conseguiram fazer com que músicas extremamente longas não fossem nem um pouco enjoativas e que prendem a atenção do ouvinte todo o tempo. Fora a épica, soberba e ambiciosa “The Chronicle Of The Seven Seals” com seus 24 minutos de duração. Os suecos nunca mais foram tão inspirados, contudo, ainda fizeram bons álbuns como “Material Sanctuary”. Contudo “Fall Babylon Fall”, mostra que souberam dosar tão bem os elementos de suas composições depois dele, mas deixaram seu nome eternamente marcado na história da música com “Fall Babylon Fall”.

9 – P.O.D. – Satellite

O maior album de rock/metal dos anos 2000. Músicas marcantes, refrãos grudentos, letras bem elaboradas. O P.O.D. depois de Satellite, repercutiu mundialmente, com clipes até na Mtv, “Alive” e “Youth of the nation” por exemplo, tocava até no Top 20 da Mtv nos bons tempos e no Multishow. Em suma, a obra prima de Sonny Sandoval (vocais), Marcos Curiel (guitarras e vocais), Traa Daniells (baixo e vocais) e Wuy (baterias). O baixo de Traa aqui é um peso inacreditável, acompanhamentos muito legais, e o baixo bem técnico em algumas músicas, as guitarras de Marcos eram simples, contudo marcantes e efetivas em riffs que marcavam como “Alive”, “Boom”, “Set it off”, “Youth of the nation”, “Portrait”, Wuy também participa e bem com sua cozinha bem pesada. E Sonny cantando bem ao longo do álbum, e também dizemos que aqui o número de participações é bem interessante, pois temos Eek-the-a-mouse, Christian (Blindside), HR. Por fim, um simples álbum de new metal que fez o P.O.D. como uma das bandas, sinão a maior banda de rock/metal dos anos 2000.

10 – Trouble – Run to the light

Se tem uma banda que nesse Top 10, no qual sempre manteve uma excellente regularidade em quesito álbuns bons, essa foi o Trouble. Dentre tantos álbuns bons, destaco este de 1987. Apresentando um Doom metal consistente com influências de heavy metal, aqui o Trouble lançou pérolas musicais como a própria faixa título, “Thinking of the past”, “Peace of Mind”, “The Beginning”. Eric Wagner(v), Bruce Franklin e Rick Wartell(g), Ron Holzner(b) e Dennis Lesh(d), podem ser lembrados por terem lançados uma das obras primas do Doom metal mundial! Simplesmente clássico!!

11 – Bloodgood – Detonation

12 – Saint – Too late for living

13 - Living Sacrifice – Living Sacrifice

14 – Barren Cross – Atomic Arena

15 – Whitecross – In the kingdom

16 – Vengeance Rising – Human Sacrifice

17 – Bride – Snakes in the playground

18 – Stryper – Soldiers under command

19 – Petra – Petra

20 – Jerusalem – Dancing of the head of the serpent

21 – Levicticus – I shall conquer

22 – Crimson Thorn – Unearthed

23 – Paramaecium - Within the ancient forest

24 – Mortification – Mortification

25 – One Bad Pig - Smash

26 – Horde – Hellig Usvart

27 – Trouble - Psalm 9

28 – Bride – Show no mercy

29 – Deliverance – Deliverance

30 – Vengeance Rising – Once Dead

31 – Whitecross – Triumphant Return

32 – Barren Cross – State of control

33 – Living Sacrifice – Reborn

34 – Völlig Hellig – Looking for the light

35 – Rez Band – Colors

36 – As I lay dying – Frail Words Collapse

37 – Holy Soldier – Holy Soldier

38 – Ashen Mortality – Your Caress

39 – Saviour Machine – Legend III.I

40 – Guardian – First Watch

41 – Rob Rock – Holy Hell

42 – Believer – Sanity Obscure

43 – Seventh Avenue – Between The World’s

44 – The Crucified – Pillars of Humanity

45 – Saint – Hell Blade

46 – Crimson Thorn – Dissection

47 – Stryper – In god we trust

48 – Recon - Behind Enemy Lines

49 – Morphia - Unfullfilled Dreams

50 – Guardian – Fire and Love

51 – Narnia – Desert Land

52 – Mass – Voices in the night

53 – Desertor – Cadeira de Rodas

54 - Balance Of Power - Perfect Balance

55 - Clemency – Divine Legions at war

56 – Paramaecium - A Time To Mourn

57 – Stauros – O sentido da vida

58 – Eterna – The Gate

59 – One Bad Pig – Smash

60 – Jacob’s Dream – Jacob’s Dream

61 – Seventh Angel – The torment

62 – Sacrament – Testimony of Apocalipse

63 – Tourniquet – Intense Live Series

64 – MxPx – Teenage Politics

65 – Antestor – Martyrium

66 – Ken Tamplin – An axe to grind

67 – Vomitorial Corpulence – Karrionic Hackticion

68 – Destra – Joe’s Rhapsody

69 – Mortification – Post momentary afliction

70 – Neal Morse – Neal Morse

71 – Antestor – The return of the black death

72 – Ken Tamplin – Soul Survive

73 – Reborn - Renewed for Revenge

74 – Rosana’s Raiders – Calling under fire

75 – Levictus – Knights of heaven

76 – Detritus – Perpetual Defiance

77 – Sacred Warrior – Master’s Command

78 – Sacrament – Testimony of apocalypse

79 – Metanoia – Time to die

80 – Trytan – Celestial Messenger

81 – Blindside – Silence

82 – Project 86 – Drawing black lines

83 – DC Talk – Jesus Freak

84 – Fruto Sagrado – Fruto Sagrado

85 – Resgate – On the rock

86 – The Crucified – The Crucified

87 – Trino – Oposição

88 – Antestor – The Return Of The Black Death

89 – Bloodgood – Bloodgood

90 – Mortification – Primitive Rhythm Machine

91 – Crimson Thorn – Unerthead

92 – Whitecross – Whitecross

93 – Gleen Kaiser Band – Spontaneos Combustion

94 – Disaffection – Begin the revolution

95 – Temple of Blood – Overlord

96 – Barnabas – Feel the fire

97 – Legenda – O dia final

98 – Messiah Prophet – Master of the metal

99 – Viking – Man of straw

100 – Oficina G3 - Indiferença

Nenhum comentário: